MENSAGEM DO DIA

Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias. Correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:31)

Bíblia Sagrada

TODA HONRA E TODA GLÓRIA!

TODA HONRA E TODA GLÓRIA!

sábado, 20 de abril de 2013

Acidente causa morte de duas mulheres em Zona rural de Cravolândia


Infelizmente, os cravolandenses acordaram com uma péssima notícia na manhã  deste sábado (20). Um caminhão  Mercedes, desgovernado, atropelou e matou duas mulheres, na localidade conhecida como ”Piabanha”, zona rural de Cravolândia. Segundo informações de moradores locais, o caminhão que transportava feirantes, apresentou defeito mecânico e atingiu as vítimas fatais, de nomes  não revelados, que ficaram presa as ferragens do veículo. Mais pessoas não foram acidentadas por que pularam do veículo, ao pressentir o defeito no veículo.

Polícia Técnica de Jequié fez o levantamento cadavérico, e os corpos seguiram para o IML de Jequié - Ba.


fotos : Facebook Mary Santos

_____________________________________________________________________________________________

Jaguaquara: Bandidos explodem caixas eletrônicos de duas agências bancárias


Uma quadrilha fortemente armada, explodiu, na madrugada deste sábado (20), os caixas eletrônicos de duas agencias bancarias em Jaguaquara. De acordo com informações preliminares, as explosões ocorreram por volta das 03h da madrugada, e os criminosos estavam usando vários veículos, de placas não anotadas. As ações ocorreram simultaneamente, segundo relatos de moradores. Primeiro eles pegaram o dinheiro de caixas eletrônico do Banco Bradesco, na Rua do Triângulo e em seguida pegaram o dinheiro de dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil, na Praça JJ-Seabra.
As duas agências ficam próximos uma da outra. Os elementos teriam passado o cadeado no portão principal de acesso ao quartel da 3ª Cia  da Polícia Militar,  no bairro Malvina II para que os policiais ficassem impedidos de agir e alguns deles mantiveram a delegada de polícia da cidade, sob vigilância, na condição de refém,  dentro de sua própria casa.
Hoje é dia de feira livre em Jaguaquara e o clima reinante entre os moradores é de insegurança e medo. A Policia Militar utiliza forte aparato policial e realiza uma mega operação na região. A qualquer momento atualizaremos esta notícia com novas informações.
fonte e Fotos: Blog Marcos Frahm

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CRAVOLÂNDIA: Prefeito anuncia asfaltamento de estrada Cravolândia - lha Formosa

O Prefeito de Cravolândia, Naelson Lemos, anunciou nesta ultima semana a construção de uma nova BA (Cravolândia-Lagoa Queimada) a qual daria acesso a investimentos de novas empresas de transportes, fazendo com que a cidade tenha melhor acessibilidade aos grandes centros urbanos. Na ocasião, Lemos ainda apresentou um sonho que estaria a caminho, o asfalto da estrada Cravolândia-Ilha formosa.

Acompanhe as palavras do prefeito Naelson Lemos

Banco do Nordeste finaliza processo de Formação do Banco Comunitário de Ilha Formosa



Agora é pra valer. Nesta última quinta feira(18) o Nordeste retornou ao distrito de Ilha Formosa para finalizar o processo de formação do 1° Banco Comunitário de nossa região. Esse banco além de ser o primeiro, reunirá em torno de 20 novos microempresários que estão iniciando uma atividade com o incentivo do CrediAmigo, linha de crédito do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Para montar o grupo do Banco Comunitário, o BNB tem tido a parceria da Administração Municipal, que tem oferecido todo o apoio de logística necessário, com a disponibilização de veículos para o transporte de microempresários e do pessoal do banco, a divulgação e a cessão de espaços onde são feitas as reuniões. Implementando novas ações e criando alternativas para viabilizar os sonhos dos empreendedores, o BND atua incentivando o desenvolvimento sustentável e socioeconômico de diversas localidade do nosso território. Agora os membros aguardam uma resposta positiva final do Banco do Nordeste, para que próxima semana já possa ser inaugurada a nova entidade do distrito.

________________________________________________________________________

Jornal Global comete gafe, e diz que chove há 15 dias em Jaguaquara


Causou estranheza uma informação divulgada pelo apresentador Evaristo Costa, do Jornal Hoje, edição desta quinta-feira (18). O temporal que atingiu Jaguaquara foi um dos destaques do jornal da Rede Globo de Televisão, quando Evaristo citou que a cidade teria entrado em estado de calamidade após fortes chuvas. O fato intrigante no comentário do jornalista é que a chuva caiu apenas nos dias 7, 16 e 17 deste mês em Jaguaquara, porém, Evaristo afirmou que, segundo informações, chove a 15 dias na cidade. A notícia não condiz com realidade e contraria a própria população, que é prova viva do curto período de chuva registrado no município. ”Só nos resta agora saber que fonte irresponsável foi essa da Globo”, comentou um leitor do Blog Marcos Frahm.

Cravolândia: Cooperativa de Amargosa visa parceria com agricultores do município




A COAMA( Cooperativa da Agricultura Familiar e econômica Solidária do Vale do Jiquiriçá) visitou nosso município, nesta sexta feira(18) à convite do Secretário de Agricultura, Josafá Costa, para apresentar propostas de escoamento de produtos da agricultura familiar local. A princípio, o Gerente da entidade (José Eduardo) e o Presidente(Valdir Tartano) se reuniram com Secretários, líderes comunitários e religiosos para tratar de uma questão que divide opiniões, mas propõe uma saída para a difícil tarefa  do produtor, que é o escoamento de produtos agrícolas até os centros comerciais. Na proposta da cooperativa os produtores teriam que se associarem a entidade, que tem sede em Amargosa, para participar de uma rede regional, onde tudo que fosse excesso seria exportado, e a COAMA buscaria mercado consumidor, com melhores preços para equilibrar a condição econômica dos agricultores. Uma analise também seria feita, sendo pesquisado o potencial do agricultores, para então ser feito um contrato e uma parceria com a cooperativa. Mas, um questionamento de um dos participantes, Silvenildo (vene), foi colocado em pauta ,”-Será que o município terá um enfraquecimento em suas cooperativas e associações”.
 Logicamente que buscar o fortalecimento das entidades governamentais locais, é uma tarefa dos líderes comunitários e dos representantes do governo, mas em uma opinião conjunta, a tarefa não é tão simples. Durante anos, as associações e cooperativas perderam a credibilidade diante de fraudes e atrasos com a prestação de contas, sem falar na declaração com a Receita Federal. Estão “pocadas” como são conhecidas, no dito popular. Então, trata-se de uma questão educacional e cultural, um trabalho deve ser planejado e acompanhado diariamente para que tenha um resultado final satisfatório. É válido a intenção da COAMA, porém mais reuniões serão marcadas e estudos serão feitos, para uma prévia analise se realmente as propostas são viáveis para o pequeno produtor de Cravolândia e Região.

Cravolândia: Cachoeiras ressurgem no meio da Mata




As belas paisagens voltaram a deslumbrar viajantes que seguem pelas zonas rurais de Cravolândia, sentido Ilha formosa. Em visita ao distrito, nesta ultima quinta feira(18) podemos observar as cachoeiras, córregos e barragens, que por meses ficaram secas, por conta do longo período de estiagem, agora derramando água com uma vazão mais considerável. Cravolândia sempre foi uma potência territorial em recursos hídricos e biodiversidade. Localizado próximo a Mata Atlântica, o município tem um território fértil, de clima semi úmido, que precisa ser preservado pelo homem, para que gerações futuras também possam desfrutar das belezas naturais locais. 


















segunda-feira, 15 de abril de 2013

CAIXA ABRE SELEÇÃO PARA PATROCÍNIO CULTURAL



A Caixa Econômica Federal abre inscrições, nesta segunda-feira (15) de abril, às 6h da manhã e vai até o dia 27 de maio de 2013, às 18h, para a seleção de projetos culturais a serem realizados em 2014. Os interessados poderão se inscrever em três dos programas culturais da CAIXA: Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, Apoio ao Artesanato Brasileiro e Apoio a Festivais de Teatro e Dança.

Todas as informações necessárias a participação nos programas estarão disponíveis no regulamentos, publicados no sítiohttp://www.programasculturaiscaixa.com.br/. As inscrições serão feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, até o dia 27 de maio de 2013, às 18h (horário de Brasília), e somente as inscrições preenchidas corretamente serão acatadas. Não serão aceitos projetos enviados por quaisquer outros meios.

As dúvidas, relacionadas aos programas, deverão ser encaminhadas para a CAIXA por meio da ferramenta Fale Conosco, disponível no sítio de inscrição:http://www.programasculturaiscaixa.com.br/.

O Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural vai selecionar projetos para compor a programação em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, no período compreendido entre os meses de março de 2014 e fevereiro de 2015. O valor máximo de patrocínio, por cidade solicitada, é de R$ 300 mil. Cada proponente pode apresenta até dez projetos, podendo cada um ser realizado em uma ou mais cidades com CAIXA Cultural.

Obs: as informação estarão no site a partir do dia 15 de abril.

Cravolândia: Sec. de Ações Sociais Promove 1ª Audiência Pública do Bolsa Família, com participação especial de Ângela Gonçalves(SUPERINTENDENTE REGIONAL DO PBF)

ÂNGELA GONÇALVES VISITA O MUNICÍPIO PELA 1ª VEZ.

A Secretaria de Ação Social realizou nesta ultima sexta-feira (12), no Centro Cultural José Ribeiro de Almeida, por volta das 14:00 hs, a Primeira Audiência Pública do Programa Bolsa Família (PBF) que contou com a ilustre presença da Sr. Ângela Gonçalves, Superintendente da Secretaria Estadual de Assistência Social. A Secretaria de Ações Sociais, Ivete Araújo, abriu o evento saudando a presença da superintendente e de um enorme público engajado com as questões sociais do município. A Audiência teve como principal objetivo o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, porém, também foram abordados subtemas como o PAIF(Serviço de Proteção e Atendimento Integral as famílias), através da Psicologa do CRAS, Larissa Vieira e atendimentos do Bolsa família, com Rosália Oliveira(Gestora Municipal do Bolsa Família) e Ana Paula Devaniry(Coordenadora do CRAS). A Sr. Ângela Gonçalves declarou que recentemente alguns Programas Sociais, que beneficiavam famílias carentes do município, pararam de funcionar, o que ela considera uma irresponsabilidade de Gestores Municipais do mesmo período. A superintendente ressaltou que o objetivo do Programa Brasil Sem Miséria é atender um maior número de famílias cadastradas e desenvolver ações para o desenvolvimento socioeconômico de famílias abaixo da linha da pobreza. 
O Prefeito Naelson Lemos também esteve presente e destacou o trabalho que toda equipe de administração vem desenvolvendo no município, demonstrando seu contentamento com todas as ações executadas em prol da comunidade. Ao final, o prefeito Lemos, juntamente com o vice Melonha, ainda tiveram tempo para anunciar duas grandes conquistas para o município: O Asfaltamento da estrada que dá acesso a todas as zonas rurais, Cravolândia - Ilha Formosa e a estrada que liga diretamente Cravolândia ao Distrito de Lagoa Queimada, a qual economiza 9 km de acesso a Br 116. A audiência foi encerrada com muitas homenagens a Ângela Gonçalves e ao Prefeito  Naelson Lemos.

Cravolândia: Prefeitura adquiri mais um ônibus para o transporte escolar, do Governo Federal



Chegou a Cravolândia nesta última sexta-feira (12) mais um ônibus novinho em folha, do Programa Caminho da Escola do Governo Estadual, para facilitar o acesso de alunos da zona rural do município às escolas da rede municipal de ensino. De acordo com o regime de colaboração que permeia o transporte escolar em todos os estados do país, a Secretaria de Estado da Educação celebra convênio com os municípios, cedendo os ônibus e responsabilizando cada prefeito pela gestão do transporte. 
Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. Agora já são 2 ônibus adquiridos no município, nos últimos 90 dias. 

Chuva volta a cair nesta segunda-feira em Jaguaquara


Depois de oito dias, quando as ruas da cidade ficaram alagadas, a chuva voltou a cair em Jaguaquara nesta segunda-feira (15). O temporal começou pouco antes das 7h de hoje, com fortes ventos. Por volta das 8h, ainda chovia na cidade, mas a intensidade já havia diminuído, segundo informações colhidas pelo Blog Marcos Frahm. A chuva desta segunda não causou tantos transtornos como na semana passada, quando as principais vias do centro ficaram tomada pela enxurrada. De acordo com o Climatepo, uma frente fria está trazendo chuva e possibilidades de temporais em várias regiões de Estado. A previsão é de mais chuva em Jaguaquara, ainda nesta segunda-feira.
Foto: Gabriela Carvalho / BMF

Cravolândia: Semana começa com esperança de chuvas



A chuva passageira que começou a cair na manhã desta segunda feira (15) ainda não é a esperada, mas já se torna a esperança para os próximos dias. A cidade que teve um final de semana muito quente e abafado, começou a semana com muitas nuvens e rápidas precipitações chuvosas, mas, segundo o instituto Tempo Agora, a chuva cairá com maior intensividade durante a semana, em toda região de Cravolândia.

Chuva forte causa alagamentos em Jequié


Desde o dia 22 de janeiro não chovia em Jequié,  com a intensidade registrada nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (15). Velhos e novos problemas voltaram a se manifestar em diversos pontos da cidade onde ruas foram alagadas  causando inclusive,  interdições no tráfego. Na Avenida Santa Luzia (próximo ao Terminal Rodoviário) o volume do alagamento impediu a passagem de carros e quem se aventurou a enfrentar a água conviveu com riscos e problemas. No final da avenida Antonio Orrico, bairro São Judas Tadeu, as casas voltaram a ser invadidas pela correnteza proveniente da parte alta, passando pela rede de escoamento do Condomínio Pindorama.
Dos diversos bairros da cidade chegaram reclamações de moradores através das emissoras de rádio diante dos problemas enfrentados. A Prefeitura colocando à frente a Secretaria Municipal de Infraestrura terá a responsabilidade de mobilizar todo pessoal e equipamentos disponíveis para tentar assistir e amenizar o sofrimento das pessoas atingidas, muitas das quais, ainda não tinham conseguido restabelecer-se dos problemas ocorridos com a chuva de janeiro. De acordo com a agência de metereologia Climatempo, a previsão é de chuva em Jequié, para segunda-feira 15/4, nos três períodos, manhã, tarde e noite. A temperatura máxima é de 35° e a mínima de 25°, o tempo permanece nublado com nuvens carregadas.Informações do Jequié Repórter
Fotos: Agência AM

Cravolândia: Assembleia no Sindicato destaca DAP e CNIS de Produtores Rurais como prioridade para 2013




Josafá,      Inês            e Jiordanny
Na última sexta-feira (12) acompanhamos a primeira Assembleia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cravolândia de 2013, na sede do Sindicato Rural, com a participação de Claudeci Araújo (Presidente do Sindicato Rural de Santa Inês), Josafá Costa (Secretário de Agricultura), Jiordanny Cruz (Ouvidoria Pública) e Inês Costa, Presidente local. Durante a reunião foram abordadas diversas questões que limitam agricultores a conseguirem benefícios e acessibilidades a programas do Governo Federal, como é o caso do PAA (PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS).  A aquisição da DAP (DECLARAÇÃO ANUAL DO PRODUTOR) e CNIS (CADASTRO NACIONAL DE INFORMAÇÕES E SERVIÇOS) são documentos mais conhecidos no meio rural, pois, ambos identificam e comprovam a autenticidade do agricultor. Para que o Estado e a União reconheça o trabalhador rural é preciso os documentos sejam renovados anualmente, no caso da DAP, a cada três anos. Assim todas as informações básicas do agricultor estarão inseridas em um cadastro nacional que identificará o mesmo, em qualquer parte do território nacional, através de uma numeração única. Os documentos dos Agricultores de Cravolândia, que antes eram liberados apenas na EBDA ou no Sindicato de Ubaíra, a 42 km, agora serão disponibilizados na Sede do Sindicato Rural do município, através da Presidenta Inês Costa. Para a liberação dos documentos também é preciso que a Carteira de Identidade esteja atualizada, para maior veracidade das informações. Segundo Inês, a contribuição sindical, de cinco reais, de alguns contribuintes, encontra-se em atraso e também é necessário que esteja em dias para receber atendimento do Sindicato, de forma justa e igualitária.
Ainda durante a reunião, Dona Maria de Lourdes, membro do conselho fiscal, cobrou uma prestação de contas mais contundente, demonstrando preocupação e pedindo clareza em todas as documentações. Mas, a presidenta não se incomodou com tais questionamentos e ressaltou que a prestação de contas é feita anualmente, sendo que toda documentação é disponibilizada para o conselho fiscal, que tem por obrigação analisar e fiscalizar todas as contas do sindicato.
Próxima segunda (15), o Sindicato Rural iniciará os atendimentos locais e estará disponibilizando todas as informações necessárias para aquisição dos documentos dos Agricultores locais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...