MENSAGEM DO DIA

Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias. Correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:31)

Bíblia Sagrada

TODA HONRA E TODA GLÓRIA!

TODA HONRA E TODA GLÓRIA!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Polícia recupera vacas roubadas em Cravolândia


21 vacas foram levadas de uma fazenda por estelionatários
Nem traficantes nem assaltantes. A dificuldade de agentes da Polícia Civil ontem foi para recolher  21 vacas leiteiras, que haviam sido levadas de uma fazenda localizada no município de Cravolândia, no Vale do Jiquiriçá. De acordo com o delegado Chardison Castro de Oliveira, o proprietário dos animais, e da fazenda, conhecido pelo pré-nome”Lisboa” registrou ocorrência na Delegacia de Santa Inês, a cerca de 8 km de Cralovândia alegando ter sido alvo de estelionatários. Segundo ele, elementos negociaram na fazenda a compra das 21 vacas, levaram os animais e fingiram ter efetuado o pagamento, entregando-lhe um envelope com um comprovante bancário de depósito no valor de R$ 35 000 reais. No dia seguinte, o fazendeiro foi ao banco e constatou que o dinheiro não teria sido depositado em sua conta. O delegado desencadeou uma operação e encontrou os bovinos em uma propriedade rural no município de Ibirataia, na região Sul, em poder de um cigano. As 21 vacas foram recolhidas e devolvidas ao proprietário. A polícia não divulgou mais detalhes da operação para não atrapalhar as investigações.
Fonte marcos frahm foto: Divulgação

Mãe passou tarde em motel com genro para planejar assassinato da própria filha.


Antes de matar Jéssica Carline Ananias da Costa, de 22 anos, a mãe e o namorado da vítima se reuniram em um motel no dia do crime, de acordo com o delegado Ítalo Sega, que investiga o caso. A polícia afirma que os dois se encontraram para planejar os detalhes do homicídio que aconteceria pouco tempo depois. Os dois eram amantes há quatro anos e planejavam fugir para Rondônia. O crime aconteceu no dia 9 de maio, em Apucarana, no Paraná, mas o detalhe só foi divulgado nesta terça-feira (28). 


Segundo a polícia, o motel fica na cidade de Londrina e os dois ainda foram ao shopping antes de Célia Forti, 48, ir pegar a neta na escola para deixar a filha a sós com o marido, o bacharel de Direito Bruno José da Costa, 26. Lá, ele esfaqueou a própria mulher 25 vezes até que ela morresse. Bruno ainda tentou simular um assalto, para que a polícia acreditasse na hipótese de latrocínio, mas foi preso e confessou ser o autor das facadas no dia do crime. Outros dois homens que fingiram Ele também confessou que Célia estava ciente do crime, embora ela só tenha sido presa na última sexta-feira (24). Segundo o R7, os vizinhos e até mesmo o irmão de Jéssica sabiam do relacionamento entre Célia e Bruno. 

A mulher era casada e o marido também desconhecia que estava sendo traído. Em janeiro, Jéssica descobriu o caso e chegou a dar uma surra na própria mãe, dizendo que não permitiria que os dois ficassem juntos. A polícia acredita que isto tenha motivado o crime. (Correio).

terça-feira, 28 de maio de 2013

Ilha Formosa já se prepara para os Festejos Juninos

No povoado de Ilha formosa os festejos juninos sempre aconteceram de forma independente à Cravolândia. Mesmo acontecendo o arraiá principal da festa na sede do município, os moradores da região não abrem mão do forró caseiro. A Prefeitura Municipal corre contra o tempo para montar a estrutura que receberá muitos turistas e visitantes do município. Uma imensa barraca coberta está sendo montada para que a temperatura suba mais ainda. A grade de atrações sairá ainda esta semana, mas a população já avisa,  seja como for, o forró vai pegar fogo.

"Atenção": Estrada Cravolândia - Ilha Formosa oferece alguns perigos

Região das "Sete Voltas"
Na região de Cravolândia, pouco choveu durante o verão, mas, com a chegada do inverno o clima tem mudado, e tem sido frequente as chuva na região, sendo que o problema agora são as estradas. A zona rural do município é imensa, e para chegar até o povoado de Ilha Formosa são quase 30 Km de curvas e estradas íngremes, repletas de desfiladeiros sem contar com os buracos, cada vez mais perigosos. A beleza exuberante da região, de vegetação verde, densa e com belas cachoeiras, esconde curvas perigosas, onde já aconteceram diversos acidentes. É preciso que os condutores tenham bastante atenção ao trafegarem pela região, pois qualquer descuido pode ser fatal.

Animal encontrado na BR 420 trata - te de um filhote de Jaguatirica


Um animal encontrado morto na tarde de segunda – feira, na BR 420, próximo ao município de Ubaíra, muito parecido com uma onça pintada, trata- se de um filho de jaguatirica, conforme nos informou alguns biólogos que viram a matéria publicada na Criativa On Line.

A Jaguatirica, ocelote ou gato-do-mato é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis, originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina, é encontrada também no sul dos Estados Unidos. De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Possuem hábito solitário, só procuram um parceiro na hora do acasalamento.

As fêmeas têm de um a quatro filhotes a cada gestação. Supõe-se que se reproduzem a cada dois anos. O período de gestação varia de 70 a 95 dias. As fêmeas chegam à idade adulta em um ano e meio, os machos aos dois anos. Em cativeiro estima-se que viva cerca de 20 anos, mas é possível que viva menos na natureza.

Alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. Come também lagartos, cobras e ovos de tartarugas. Caça aves, e alguns são bons pescadores. A jaguatirica mede entre 65 cm e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 cm. Pesa entre 8 e 16 kg. Também é chamado onça-pintada, no entanto a onça (Panthera onca) é maior, podendo atingir 2,10m.

No Brasil, ocorre na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal e Caatinga.

Seu status é considerado pouco preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (2002) e em perigo pela USDI (1980), apêndice 1 da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção. Está desaparecendo pela ação dos caçadores que querem sua pele3 . O mercado negro é alimentado pelo costume adoptado em muitos países de transformá-lo em animal exótico e de estimação. (Wikipédia).


Foto: Murilo Moura - Criativa On Line 

domingo, 26 de maio de 2013

Estudantes têm apenas dois dias para se inscreverem no Enem 2013


Site traz o passo a passo para a inscrição no Enem 2013 (Foto: Reprodução)Site traz o passo a passo para a inscrição no Enem
2013 (Foto: Reprodução)

Prazo termina às 23h59 da segunda (27); provas serão em outubro.
MEC recomenda que candidatos não deixem inscrição para o último dia


As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 terminam às 23h59 desta segunda-feira (27). O prazo não será prorrogado, segundo o Ministério da Educação. A recomendação do ministério é que os candidatos não deixem a inscrição para o último dia.
O pagamento da taxa, no valor de R$ 35, pode ser feito até esta quarta-feira (29). As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.
Até as 18h15 desta sexta-feira (24), 5.199.918 pessoas já haviam feito sua inscrição, segundo balanço divulgado pelo MEC. A expectativa do governo é que o número de candidatos inscritos atinja a casa dos 6 milhões.
O MEC colocou no ar um site com o passo a passo para ajudar o candidato fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013). O endereço do site éwww.enem.inep.gov.br. Nele também é possível acessar o link para a página de inscrição. fonte G1

Artista de Santa Inês, produz belas esculturas de Dinossauros


Na cidade de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, interior baiano, um belo trabalho artístico é realizado por Anilson Borges, que desde de 1995 tem uma paixão na criação de esculturas e em especial de dinossauros. Ele atua como paleoscultor.O trabalho de Anilson baseia – se muito no filme Jurassic Park por esculpir diversas espécies de dinossauros. Em 2000 realizou a primeira exposição, no Shopping Iguatemi, em Salvador, com 13 peças, duas em tamanho real, um Velociraptor(tamanho baseado no filme Jurassic Park) e um Protoceratops em tamanho real.

Esculturas de diversas cores e tamanhos, sendo que a maior peça que ele já fez foi um dinossauro carnívoro de 5 metros de comprimento, produzido em apenas 15 dias.

O artista já expôs alguns trabalhos em Salvador, no Shopping Iguatemi em 2000, na semana Do Meio Ambiente, também na Biblioteca Central, Nos Barris em Salvador, em parceria com o Museu de História Natural Wilson Estevanovick e no Shopping Iguatemi – Feira de Santana – Bahia, em 2002, na semana Do Meio Ambiente.

Uma Praça está sendo construída na cidade de Santa Inês, onde na oportunidade o artista Anilson poderá expôr os belíssimos trabalhos. Local que inclusive deve receber um número grande de visitantes de todo o estado.



Abelisaurus by Anilson Borges (2)


Abelisaurus by Anilson Borges (58)


2011-11-14 12.14.48

Abelisaurus by Anilson Borges (46)

2011-11-14 11.38.43
Da Redação Criativa On Line/ Fotos: Anilson Borges 

Cravolândia: Festival de Prêmios do Dia das Mães, finalmente, acontece no final de semana






Finalmente, chegou ao fim o Festival de Prêmios do Dias das mães, que foi interrompido no ultimo dia 11 de maio, devido a um apagão, e só pode ser concluído no sábado(23). Durante o sorteio dos prêmios, no dia 11, aconteceu uma inesperada queda de energia que deixou Cravolândia e mais 10 cidades do Vale do Jiquiriçá as escuras. O evento que foi transferido para uma nova data, 18 de maio, novamente, teve que ser remarcado em respeito a morte de uma moradora do bairro na data. No último sábado (23) dezenas de famílias se divertiram ao marcarem as cartelas que premiavam as mães, e surpreendia com novas ganhadoras a cada sorteio. 
O prefeito Naelson Lemos, organizador do evento há 5 anos, esteve presente e também se divertiu com a alegria das mães ganhadoras. O Deputado estadual Ronaldo Carleto, também participou indiretamente dos sorteios, fazendo doações de vários prêmios. Em discurso o prefeito citou que a tradição será mantida nos próximos anos, com o aumento na quantidade de prêmios e a apresentação de grupos musicais após os sorteios.





Valdilene, ganhadora de uma das geladeira, comemorando muito e agitando o festival






Prefeitos do Vale se reuniram em Ubaíra




A Associação dos Prefeitos do Vale do Jiquiriçá – MERCOVALE, promoveu o 5º encontro de 2013 de Prefeitos e Secretário Municipais, com o objetivo de abordar assuntos relacionados à saúde, educação, agricultura familiar e segurança alimentar. O prefeito de Cravolândia,Naelson Lemos, marcou presença na reunião. O evento que aconteceu no Hotel Fazenda Paraíso, em Ubaíra, serve para a inclusão das políticas públicas teóricas na prática, aplicando ações consistentes para o desenvolvimento dos municípios. foto: Marcos Frahm

Santa INês e Cravolândia realizam Conferência Intermunicipal de Educação


Aconteceu em Santa Inês a Conferência Intermunicipal de Educação (Santa Inês – Cravolândia), nos dias 23 e 24 de maio, no salão Paroquial Padre Sidnei, e contou com a presença de profissionais, pais e alunos da educação.
A Conferência abordou como Tema Principal “O PNE na articulação do sistema Nacional de Educação: Participação popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, que deve ser discutido a parti da valorização dos Profissionais da Educação( Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho). O objetivo do evento foi propor a política nacional e municipal de educação, indicando responsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os sistemas de ensino. 


A comissão de Cravolândia foi formada por Ana Vitória, Darinalva Oliveira, Gilda Letícia, Jomar Almeida e Jutânia Brito, porém mais profissionais da educação, pais , alunos e representantes do Gestor Municipal estiveram presentes durante os dois dias de conferência. Ao final, o Professor Marcos e Aparecida foram eleitos para representar o município na Conferência Estadual.










Cravolândia: Superintendente da SETRES visita e discute melhorias para o município



A Superintendente de Economia Solidária da SETRES, Juci Santana, que realizou, na ultima sexta-feira(24) uma visita técnica ao município de Cravolândia, ficou encantada com o potencial da cidade, após visitas às zonais rurais. Juci, que também é Gerente Estadual de Ações, pretende inserir no município projetos de sustentabilidade, construções e reformas de galpões industriais, casas de farinhas e cursos técnicos profissionalizantes para membros de associações e cooperativas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Estaduais, a SETRES estará recebendo, a partir desta segunda-feira(27) as propostas municipais que serão analisadas e futuramente aderidas ao cronograma de políticas municipais.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...