MENSAGEM DO DIA

Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias. Correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:31)

Bíblia Sagrada

TODA HONRA E TODA GLÓRIA!

TODA HONRA E TODA GLÓRIA!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Resultados do IDEB mostram pouco avanço na educação no Vale Jiquiriçá: Cravolândia teve o melhor IDEB médio do vale

ideb oioi
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou ontem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013. A média nacional nas séries iniciais do ensino fundamental ficou em 5,2, nas séries finais 4,2 e no ensino médio 3,7.
idebeblog
O Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUAVALE) divulgou em 2010 e 2012 a classificação do IDEB entre os municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá referente, respectivamente, aos resultados do IDEB de 2009 e 2011. O objetivo da divulgação era o de mostrar para a comunidade do Vale do Jiquiriçá a realidade da educação do território, e discutir o quanto o EDUCAVALE poderia continuar contribuindo para que coletivamente os municípios pudessem melhorar a qualidade educacional. Na última divulgação em 2012, dos 22 municípios que faziam parte do Fórum, 21 apresentaram resultados no IDEB 2011 das séries iniciais maiores do que os resultados de 2009, mostrando um avanço coletivo na qualidade da educação do território.
idebetrez
O município de Planaltino apresentou na época o melhor IDEB Médio de 2011 do Vale do Jiquiriçá com 4,15. O IDEB médio é calculado entre os resultados do IDEB do ensino fundamental séries iniciais e séries finais. Nas séries finais, Planaltino alcançou a nota de 4,2, superando a nota Nacional, que foi de 4,1.
Diante dos resultados divulgados na última sexta-feira, a pedido do Blog Itiruçú Online, fiz um levantamento prévio do desempenho dos municípios do Vale do Jiquiriçá no IDEB 2013. Para esse levantamento, pesquisei o IDEB dos mesmos municípios que constavam nos levantamentos anteriores do EDUCAVALE, mesmo tendo alguns municípios que não participam mais do Fórum. No entanto, ressalto inicialmente, que só consta neste levantamento 21 municípios, pois estranhamente, os dados do município de Planaltino, que em 2011 teve o melhor IDEB do Vale, não estão disponíveis no portal do IDEB onde temos acesso publicamente aos resultados. No portal, ao invés das notas do IDEB das escolas e do município, consta que Planaltino solicitou a não divulgação dos resultados do IDEB conforme Portaria INEP nº 304 de 24 de junho de 2013. Após uma análise no Portal, constatei ainda que Planaltino foi o único município baiano que solicitou a não divulgação de seus resultados do IDEB. A expectativa era de que o município, pelo trabalho que vinha sendo realizado, melhorasse ainda mais o seu IDEB.
semifinais
Levando em consideração o IDEB Médio, dos 21 municípios, apenas 9 tiveram aumento nos seus resultados em comparação com 2011. Os maiores aumentos foram dos municípios de Cravolândia, que teve o melhor IDEB 2013 do Vale do Jiquiriçá, e Itatim, os demais municípios tiveram uma pequena evolução. Quanto aos 12 municípios que mantiveram ou pioraram seus resultados, Amargosa e Itaquara foram os municípios onde o desempenho mais caiu. O quadro abaixo mostra na coluna vermelha os resultados do IDEB Médio 2013 por ordem de classificação, na coluna azul dos resultados de 2011 e na laranja de 2009.
Analisando apenas o IDEB das séries iniciais do Ensino Fundamental, Itatim deve o maior IDEB com 5,0 seguido por Cravolândia com 4,9. Já o município de Santa Inês amarga o pior IDEB com 3,1. Nas séries finais do Ensino Fundamental, Brejões apresentou o melhor resultado no IDEB com 3,6, seguido por Cravolândia e Jaguaquara com 3,5. Os municípios de Irajuba e Milagres tiveram os piores resultados com 2,4. No entanto, nenhum município do Vale do Jiquiriçá ficou com IDEB acima da média Nacional. Segue abaixo as tabelas com a classificação dos resultados em séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Por Renê Silva, Mestrando em Educação pela UESB, Pedagogo e Especialista em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação/ Colunista do Blog Itiruçu Online.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...